sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

UM TRISTE NATAL !!


Tenho ouvido muita gente dizer que acha o Natal uma data muito triste. Nunca concordei com isso e sempre me pego tentando adivinhar o porquê deste sentimento. É algo que me intriga, pois as minhas mais felizes recordações de família estão no Natal.
Sempre me lembro de como ficava a minha casa nesta época. Tudo começava com semanas de antecedência. As compras de Natal eram armazenadas em lugar separado (para ninguém se confundir e antecipar a ceia), os papéis eram preparados para a retirada do amigo oculto, o telefone não parava de tocar com a conferência de todos os itens da confraternização.
No dia da festa era muito animado, sempre tinha aquele que era encarregado de animar a festa, diga-se de passagem continua o mesmo, e a comida não parava de encher a mesa. Lembro-me bem do culto que fazíamos antes das refeições, sempre trazendo a memória o nascimento do salvador.
No dia 25 os presentes eram distribuídos. Me lembro do tio Josué, todos os anos ele me dava uma bola de couro, e a cada ano ele trazia uma bola com a numeração maior a medida que eu ia crescendo. Eu sabia que ia ganhar uma bola, mas a expectativa de receber uma bola maior parecia um prêmio por eu ter crescido. Continuamos hoje a nos reunirmos em família e quero que a minha filha viva o que durante muitos anos vivi e que ela nunca diga que o Natal é triste. Com uma festa assim não dá para ter um natal triste, dá ? Como pode alguém dizer que é a data mais triste que tem ?

Este ano posso entender esta afirmação. A tristeza não está na festa, no motivo, na reunião. A tristeza está na condição do coração, isso é o que torna o animador chato, os presentes cinzentos e a ceia sem sabor. Acho que terei um Natal triste, mesmo tendo recebido muitos votos de "Feliz Natal !" , acho que esta saudação não fará muito efeito no meu caso, mas entendo ser este um tempo de tratamento do Senhor e restauração da alma. Não me revolto por ter um triste Natal, pois sei a causa de tudo isso, nem desanimo ainda que tenha vontade. O que faço é lutar, como um guerreiro que não tem mais energia no corpo e que já  caído, ensanguentado, ferido, e com as armas quebradas, se levanta e enfrenta o inimigo com as mãos sabendo que é matar ou morrer (Sentiu o drama ? Enredo de Coração Valente). Pretendo continuar vivo para ter os próximos "Natais" Felizes.

Leo

Nenhum comentário:

Postar um comentário